segunda-feira, 28 de maio de 2012

MANTA DE RETALHOS

No passado sábado, pelas 15 horas, na Biblioteca Municipal, decorreu mais uma sessão da actividade "Manta de retalhos - o retalho da minha vida" na qual se deu continuidade à execução da manta de retalhos, desta vez para unir e costurar à mão todos os retalhos. 
A participação de todos gerou um ambiente de partilha e companheirismo franco, que de forma espontânea cantaram, declamaram poesia, contaram histórias, deixando transparecer o efeito positivo deste projeto nas suas vidas, que os mantêm profundamente envolvidos.



quarta-feira, 23 de maio de 2012

Projeto "Eu Sou a História da Minha Cidade"


Um dos convívios e actividades em que participei, foi a ida ao Museu Serralves ao Porto, esta foi uma das minhas primeiras actividades no Projecto Hefore.
Na Biblioteca Municipal adorei fazer o livro “Memórias da minha vida” no qual escrevi a História da Minha Vida.
Tive uma actividade que foi diferente de todas as outras e muito agradável que foi tirar fotos à Oliva, Bairro Salazar, Quinta dos Condes…
Participei num evento que saí de lá muito emocionada. Foi uma peça de teatro feita pelos alunos da Escola nº1 Serafim Leite, nos Paços da Cultura.
Gostei dos vários convívios que fiz ao longo deste percurso com todas estas pessoas maravilhosas. Com elas aprendi muito e delas levo muito carinho, respeito….  As Dras. estiveram sempre ao nosso lado nos momentos em que mais precisámos.
Visita ao Museu Soares dos Reis, Museu Vinho do Porto e a Casa do Infante D. Henrique.
Da actividade no Museu da Chapelaria, a Cianotipia, adorei e o meu filho também.
Fiz a visita ao arquivo histórico da Biblioteca Municipal.
Adorei todas as actividades e lamento não ter participado em muitas mais por motivos de saúde.
Adorei a ida à Roménia foi muito bom e muito enriquecedor, conheci novas culturas novos povos e agradeço desde já a oportunidade que me deram. Quero agradecer também aos nossos colegas Hefore que nos receberam e nos acarinharam e nos deram o melhor deles. E a todos os nossos parceiros europeus, que nos acarinharam e nos receberam de braços abertos, para eles o meu muito obrigado.
Hoje deixo ficar nesta mantinha retalhada um pedacinho de mim que foi uma das coisas mais lindas que me aconteceu na vida, o facto de ter gerado uma criança linda e perfeitinha que é o meu rico filhinho Gabriel Filipe ‘Amo-te Muito’.
Acho que este projecto deve continuar, um grande beijinho e abraço a todos que fizeram parte deste lindo projecto.

terça-feira, 22 de maio de 2012

Hefore day | 19 maio

No passado dia 19 de maio o Museu da Chapelaria comemorou o Dia Hefore. 
No âmbito do projeto Europeu Hefore, Heritage for Everybody, os 7 parceiros do Município de S. João da Madeira, cada um no seu país, desenvolveu um conjunto de atividades para comemoração deste dia.
No Museu da Chapelaria não foi diferente e o programa foi bastante alargado, proporcionando ao público diversas atividades incluindo alguns workshops provenientes de outros países.
O dia começou, bem cedo, com a inauguração do "Hefore Corner" com apresentação do trabalho desenvolvido ao longo do último ano com um grupo de pessoas no âmbito da inclusão social.
Seguiram-se os workshops de expressão dramática, e "Making candles" com técnicas apreendidas através dos parceiros europeus.
A tarde foi brindada com um fantástico espetáculo intitulado "Unhas Negras - Assalto à fábrica" interpretado pelo grupo de teatro Lua Nova da Escola Secundária João da Silva Correia, seguindo-se os workshops "Retalhos da minha vida" e "Rolos de memórias".




Consulte mais imagens na nossa página do Facebook.

segunda-feira, 21 de maio de 2012

MANTA DE RETALHOS

“O retalho da minha vida” é uma atividade que consiste na elaboração de uma manta de retalhos, em tecidos de vários padrões intercalados com retalhos de padrão liso, nos quais foi escrito um episódio da vida dos vários elementos que compõem o grupo do Projecto Local.
Os elementos do grupo participaram na actividade seleccionando as frases mais marcantes da sua vida, inscritos no livro que tinham elaborado nas sessões anteriores, e escrevendo-as no tecido.
A boa disposição esteve bem presente nesta sessão.

 
 
 

sábado, 19 de maio de 2012

Manta de Retalhos


Adorei fazer a manta aos bocadinhos com os meus amigos. Foi uma actividade linda.

Workshop de Teatro


Já temos o caminho aberto para decorar.

Workshop de Teatro


Recebi a peça para trabalhar.  
“Eu, Germano Gomes da Costa, nos meus tempos livres gosto de ler poemas e também gosto de fazer uma peça de teatro e também canto uns fados.”

Manta de Retalhos


Eu acho que está muito bom é uma lembrança que guardo para toda a minha vida.

Workshop de Teatro


Recebi o papel para decorar a peça.

Manta de Retalhos

Acho muito importante a manta de retalhos porque conta uma pequena história da minha vida.

Manta de retalhos


Acho importante a manta de retalhos  porque conta uma pequena história da nossa vida.

Workshop de Teatro

Recebi o papel para decorar.

Workshop de Teatro


Recebi o papel para decorar.

segunda-feira, 14 de maio de 2012

Teatro UNHAS NEGRAS

O grupo iniciou um conjunto de sessões que incluem exercícios de expressão dramática, jogos de expressão corporal e de leitura, que visam estimular as suas capacidades de representação, na construção da peça de teatro, elaborada a partir do livro Unhas Negras. Esta história reporta-se ao inicio do século XX, quando a vida dos operários chapeleiros era uma constante de sacrifícios. 

O encontro dos operários e o homem, que vai introduzir mais moderna maquinaria vinda da Alemanha. 
O contraste da condição social dos operários diante da condição do OLIVEIRA JÚNIOR vai gerar alguns conflitos.
A abertura da Fábrica Nova vai criar desconforto nos chapeleiros de arte tradicional e revoltá-los contra o patronato.


 
 
 

quinta-feira, 10 de maio de 2012

Atividades 2011


Atividades desenvolvidas


 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

 
 
 
 
 
 
    
 



DIA 28 de MAIO 2011 - VISITA SERRALVES EM FESTA




O Museu da Chapelaria, tutelado pelo Município de S. João da Madeira levou no passado sábado, dia 28 de Maio, um conjunto de pessoas, habitualmente não frequentadoras de espaços culturais, ao Serralves em Festa.

Trata-se de um projecto o qual o Museu da Chapelaria programou um conjunto de actividades de inclusão social.

O projecto de S. João da Madeira, está a ser desenvolvido com o apoio de diversas instituições da Rede de Acção Social de S. João Madeira, intitula-se “Eu sou a História da minha cidade” e é dirigido a grupos desfavorecidos e tradicionalmente excluídos do acesso à cultura e visa promover a eliminação das barreiras culturais e sociais que os mantêm como públicos excluídos.
 
Globalmente o projecto visa estimular a investigação em torno da história de S. João da Madeira, levando os participantes a descobrirem, para melhor compreenderem, o percurso histórico, cultural, social e económico do seu concelho, estimulando, consequentemente, o seu envolvimento afectivo com a cidade, os locais e as instituições que perpetuam a memória para as gerações vindouras.

Serralves em Festa foi um dos pontos de passagem de grande interesse para o nosso grupo. Avaliação foi muito positiva. Prometeram voltar!